ABLAÇÃO ENDOMETRIAL POR HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA

ABLAÇÃO ENDOMETRIAL POR HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA

O que é a ablação endometrial?

A ablação endometrial (AE) é uma cirurgia que torna os períodos menstruais mais leves ou faz com que eles desapareçam completamente. Funciona cicatrizando o revestimento interior do útero.

Por que uma paciente pode ser recomendada à uma ablação endometrial?

 Seu médico pode recomendar uma AE se você apresentar períodos menstruais intensos que não se aliviam com outros tratamentos, como remédios. Sinais de que você tem períodos menstruais intensos incluem:

Uma menstruação que dura mais de sete dias;

Ter que trocar de absorvente a cada uma ou duas horas;

Ter grandes coágulos de sangue.

O que acontece durante uma AE?

 Antes do procedimento, a paciente receberá remédios para aliviar a dor. A paciente também receberá remédios para torná-la inconsciente a fim de que ela não possa ver, sentir ou ouvir nada durante a cirurgia.

Os médicos usam técnicas diferentes para AE. Na maior parte delas, um dispositivo é colocado pela vagina até o útero. Esse dispositivo fará uso de calor, frio, micro ondas ou ondas de rádio para cicatrizar o revestimento do útero.

Outra técnica é chamada de “eletrocirurgia”. Usa um dispositivo com fio elétrico ou (rollerball) para cicatrizar o revestimento do útero.

O que acontece depois da AE?

 Após a cirurgia, a paciente pode apresentar:

cólicas;

sangramento vaginal leve ou corrimento vaginal rosa por 2 a 3 dias;

Após uma a três horas de cirurgia, a paciente está apta para atividades normais entre 1 a 3 dias. Muitas mulheres apresentam períodos menstruais irregulares após a cirurgia. Depois de 2 a 3 meses, a maioria das mulheres apresenta menstruações mais leves e algumas param de menstruar completamente.

E se eu quiser engravidar?

 Cicatrizar o interior do útero pode tornar a gravidez perigosa para a mãe e o bebê. Se você pretende engravidar, não é recomendado que faça essa cirurgia. Mas como as mulheres ainda podem engravidar após uma AE, as pacientes são advertidas a usar métodos anticoncepcionais após a cirurgia.

GOSTOU? COMPARTILHE!

VOCÊ TAMBÉM PODE COMENTAR

Plugin Formulário Disqus