Miomas

O que são miomas?

Miomas são nódulos maciços de músculos que se formam no útero.Algumas vezes, as pessoas se referem aos miomas como tumores. Mas os miomas não são um tipo de câncer. Eles são apenas o crescimento anormal de músculo no útero.

Quais os sintomas dos miomas?

Normalmente, os miomas não causam sintomas . Mas quando provocam, esses incluem:

Menstruações intensas;

Dor, pressão ou a sensação de abdômen volumoso;

Poucos movimentos intestinais (constipação);

Dificuldade para engravidar.

Como os miomas são tratados?

Existem várias opções de tratamento. Cada uma apresenta prós e contras que vão depender:

Dos sintomas que a paciente apresenta;

Da idade (a maior parte dos miomas diminui ou para de causar sintomas após a menopausa);

Do desejo da paciente de engravidar;

Da intensidade do sangramento causado pelos miomas (em casos severos, a paciente desenvolve anemia);

A quantidade, o tamanho e o lugar dos miomas;

Como a paciente se sente quanto aos riscos e benefícios das diferentes opções.

Pergunte ao seu médico quais as melhores opções de tratamento. Depois pergunte sobre os riscos e benefícios destas opções e o que acontece se você resolver não iniciar o tratamento. Também não se esqueça de mencionar sua preferência por ter ou não filhos.

Estas são as opções de tratamento:

Medicamentos: a pílula anticoncepcional, os adesivos, os anéis vaginais, as injeções e os implantes para controle de natalidade podem diminuir o sangramento durante a menstruação. O DIU liberador de progesterona também pode atenuar a menstruação. Existem outros remédios capazes de reduzir a quantidade de sangramento durante o período menstrual. Se o sangramento é seu maior sintoma, os métodos anticoncepcionais podem ajudar.

Cirurgia para remoção dos miomas (miomectomia): durante esta operação, o médico retira o mioma mas preserva o útero . É eficaz, mas não é definitiva, haja visto que novos miomas podem surgir. Miomectomia é uma boa opção para mulheres que ainda desejam ter filhos.

Tratamento para destruir o revestimento do útero (remoção do endométrio): durante este procedimento, o médico insere uma óptica através da vagina, que passa pelo colo do útero e chega à cavidade uterina. Então, ele faz uso de dispositivos acoplados à óptica para destruir o endométrio. Esse procedimento reduz o sangramento das menstruações intensas. Mas não é uma opção viável para todas as mulheres. Também não é apropriado para mulheres que desejam engravidar.

Cirurgia para cortar o abastecimento de sangue dos miomas -embolização da artéria uterina/embolização do mioma: durante esse procedimento, o médico insere um cateter fino pela artéria femoral ( localizada na perna) e o conduz até o útero. Então borrachinhas de plástico são utilizadas para bloquear a artéria que conduz sangue até o mioma. Após a cirurgia, o mioma para de receber sangue e, portanto, diminui. Este procedimento não é apropriado para mulheres que desejam engravidar.

Cirurgia para cortar o abastecimento de sangue dos miomas – Oclusão das artérias uterinas por videolaparoscopia: O princípio é o mesmo da embolização, a diferença é que através de videolaparoscopia, em um procedimento minimamente invasivo as artérias uterinas são obstruídas. Neste caso não há interferência com a circulação ovariana, o que não acarreta prejuízo da função ovariana ; como pode ocorrer com a embolização. Portanto, segundo estudos até hoje publicados , a fertilidade não é afetada.

Cirurgia para remover o útero (histerectomia): esta cirurgia descarta a possibilidade dos miomas reaparecerem ou causarem problemas de forma definitiva. A paciente que fizer histerectomia se torna estéril. Mas ainda teria a opção do útero de aluguel.

Como eu faço a escolha certa?

Converse com seu médico para entender quais as melhores opções para você e como elas lhe afetariam. Para pacientes que ainda querem ter filhos, miomectomia e medicamentos são as melhores alternativas. Já as que não querem mais engravidar, podem escolher qualquer uma demais opções. É importante refletir sobre o quão invasiva são as cirurgias e analisar vantagens e desvantagens do tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Outro ponto importante a ser lembrado é que os sintomas do mioma desaparecem com a menopausa.

GOSTOU? COMPARTILHE!

VOCÊ TAMBÉM PODE COMENTAR