Reserva ovariana e contagem folicular

Reserva ovariana e contagem folicular

A capacidade da mulher em engravidar normalmente, diminui ao passar dos anos. Isso ocorre devido a qualidade dos óvulos que possuem mais anormalidades em seus cromossomos, resultando em menores taxas de gravidez e maior incidência de abortamento.
Cerca de um terço dos casais têm problemas para engravidar quando a mulher tem 35 anos ou mais.
Existem vários testes que podem ajudar a mostrar potencial de fertilidade de uma mulher como o FSH, estradiol e HAM.
O Hormônio folículo-estimulante (FSH) e estradiol são verificadas no início do ciclo menstrual, geralmente do segundo ao quarto dia do ciclo menstrual. Estes níveis hormonais podem mostrar informações importantes sobre o processo de ovulação da paciente.
O hormônio antimülleriano (HAM) também é um teste muito importante para verificar a reserva ovariana. Dos exames de sangue é o mais importante. Pode ser colhido em qualquer dia do ciclo menstrual.
Há a possibilidade de se realizar um ultrassom para implementar os testes de reserva ovariana, é a contagem folicular. Faz-se um ultrassom transvaginal no período menstrual para contar o número de folículos antrais (pequenos folículos de 2mm-10 milímetros) nos ovários. O número de folículos antrais pode nos dizer a quantidade de óvulos que podemos esperar em resposta a algum medicamento indutor de ovulação.
Estes testes tentam prever a resposta de uma mulher para o tratamento de fertilidade e um prognóstico sobre qualidade e quantidade de óvulos . Os resultados dos testes de reserva ovariana anormais sugerem que o potencial de fertilidade diminuiu, mas eles não dizer quem vai ou que não vai engravidar. Algumas mulheres mais jovens, com exame normal, também têm dificuldades em conceber.
Nenhum teste de reserva ovariana pode prever a capacidade da mulher em engravidar. Estes testes são muitas vezes utilizados para planejar um tratamento, incluindo a necessidade de utilização de óvulos ou embriões doados.

Fonte: AMERICAN SOCIETY FOR REPRODUCTIVE MEDICINE

GOSTOU? COMPARTILHE!

VOCÊ TAMBÉM PODE COMENTAR

Plugin Formulário Disqus