Varicocele

Varicocele

Varicocele designa a formação de varizes nas veias da região do escroto, onde estão alojados os testículos. A dilatação dessas veias prejudica o fluxo sanguíneo local, a troca de nutrientes e leva ao acúmulo de substâncias tóxicas e ao aumento de temperatura. Esses fatores podem provocar alterações na quantidade – oligozoospermia (baixa concentração espermática) – e qualidade dos espermatozoides.

Cerca de 40% dos casos de infertilidade têm varicocele. Em muitos casos, a infertilidade masculina pode ser prevenida por meio de exames precoces. Em alguns países, esse tipo de procedimento já é adotado, com excelentes resultados. Na Bélgica, por exemplo, por volta dos 12 anos de idade, os meninos são levados ao urologista. Se forem diagnosticados portadores de varicocele – problema que afeta 10% da população masculina e causa infertilidade -, são tratados na seqüência.
Na idade adulta, a atitude mais importante é evitar comportamentos de risco. O uso de drogas como esteroides anabolizantes, cigarro, álcool, que têm impacto negativo sobre a saúde, afetam também a função testicular e podem provocar malformações e diminuição da produção e da motilidade dos espermatozoides. Outro aspecto a ser observado é a temperatura dos testículos. Está comprovado cientificamente que a exposição prolongada dos testículos a altas temperaturas diminui a produção de espermatozoides.

Como se trata e qual é o prognóstico?

O tratamento é cirúrgico com ligadura da veia espermática. Existem várias técnicas, todas de ambulatório. O tratamento geralmente é bem sucedido e se a varicocele for a única causa da infertilidade, essa estará resolvida. Alguns casos assintomáticos de varicocele podem ser tratados conservadoramente com um suspensório escrotal durante exercícios.Além da infertilidade, a dor no testículo afetado ou a estética (varicoceles muito volumosas) constituem outras indicações cirúrgicas. Em crianças a indicação é controversa, sendo indicada a cirurgia quando houver indícios de atrofia (diminuição do volume) testicular.

GOSTOU? COMPARTILHE!

VOCÊ TAMBÉM PODE COMENTAR

Plugin Formulário Disqus