Fragmentação DNA espermático

Fragmentação DNA espermático

Fragmentação do DNA espermático é uma condição clínica em que ocorre a perda da integridade da cadeia de DNA presente nos espermatozoides principalmente da presença de radicais livres, que têm efeito prejudicial nas células espermáticas, por meio de um processo conhecido como estresse oxidativo. Essa alteração reduz a capacidade de os espermatozoides fecundarem o óvulo e gerar um embrião viável.

Encontrar uma pequena fração de espermatozoides com DNA fragmentado é considerado normal. No entanto, quando um número elevado de espermatozoides apresenta essa alteração, a probabilidade de ocorrer uma gravidez espontânea e saudável reduz significativamente. Esse excesso de fragmentação do DNA dos espermatozoides é umas das uma das principais causas de infertilidade entre os homens. Essas modificações não são detectadas em um exame convencional de espermograma, portanto esse exame é uma pesquisa complementar que pode ser utilizada para uma melhor avaliação da qualidade do sêmen.

As principais indicações para este exame são fator masculino grave (alterações na motilidade, concentração e morfologia dos espermatozoides ao espermograma), falhas de implantação embrionária, abortos de repetição, entre outros.

Além da idade, outros fatores podem contribuir para o aumento da fragmentação do DNA espermático. Entre eles estão: tabagismo, varicocele, algumas infecções sexualmente transmissíveis, aumento da idade, leucocitospermia, obesidade, alimentação, uso de substâncias pró-inflamatórias, irradiação, quimioterapia e aumento da temperatura da bolsa escrotal.

Com exceção dos danos causados pela idade, alguns outros fatores podem ser revertidos, permitindo o retorno dos níveis de fragmentação do DNA espermático aos valores de normalidade, restabelecendo assim a fertilidade masculina.

Com a realização do Teste de Fragmentação do DNA Espermático, é possível quantificar o grau de comprometimento do DNA dos espermatozoides e auxiliar o casal na indicação do melhor tratamento, de acordo com cada caso.

Interpretação do resultado

Homens com até 20% de espermatozoides com DNA fragmentado são considerados férteis. De 20% a 29% é considerado nível intermediário e acima de 30% é considerado alta fragmentação do DNA, em que o homem terá dificuldades para que a gravidez ocorra naturalmente mesmo com inseminação artificial.




Referências Bibliográficas

1- Threshold for frequency of sperm DNA Fragmentation (SDF) have been suggested by Evenson et al. (Evenson and Wixon , Reprod

2- Biomed Online 12:466-472. 2006)

3- R. K. Sharma, T. Said, A. Agarwal (2004), Sperm DNA damage and its clinical relevance in assessing reproductive outcome, Asian J Androl , Jun;

6:139-148

4- Marziyeh Tavalaee, Mohammad Hossein Nasr-Esfahani, Mohammad Reza Deemeh, (2008) International Journal of Fertility and Sterility, Vol 2, No 1,

Pages: 1-8


GOSTOU? COMPARTILHE!

VOCÊ TAMBÉM PODE COMENTAR

Plugin Formulário Disqus